Plataforma DataHAB.Rio divulga dados e pesquisa do Grupo Habitação e Cidade (IPPUR-UFRJ)

Boletim nº 79, 05 de junho de 2024

DataHAB.Rio é uma plataforma de dados georreferenciados trabalhados no sistema QGIS e publicados através da QGIS Cloud, criada com o objetivo de divulgar os resultados das pesquisas do Grupo Habitação e Cidade, que faz parte da Rede Observatório das Metrópoles. O grupo se debruça sobre o tema do direito à cidade nas metrópoles brasileiras, com foco na dinâmica imobiliária e na política habitacional.

A plataforma é um dos resultados do projeto “Grandes investimentos em infraestrutura e habitação no Estado do Rio de Janeiro: Uma análise crítica da atuação do Governo Federal entre 2003 e 2016”, financiado pela FAPERJ e conduzido pelo bolsista de pós-doutorado Samuel Thomas Jaenisch, sob supervisão do professor Adauto Cardoso. A equipe de edição do portal conta também com Beatriz Kalichman, Luciana Ximenes e Thais Velasco e o intuito é ampliar o alcance do trabalho acadêmico, contribuindo para os debates existentes sobre o tema em todas as esferas da sociedade.

Apesar de estar ainda na versão beta, a plataforma conta com uma ampla base de dados referentes à política de moradia e dinâmica imobiliária, disponíveis para visualização, com interface intuitiva. No portal DataHAB.Rio, há instruções de uso da plataforma de dados com imagens e um link para acessá-la.

Confira a entrevista concedida à Agência IPPUR pelo pós-doutorando e co-criador da plataforma, Samuel Jaenisch:

Agência IPPUR: O que motivou a criação do site e quais foram as principais escolhas e desafios na organização dos conteúdos que ele traz?

Samuel: A plataforma foi criada para divulgar e publicizar dados produzidos por pesquisas recentes que vêm sendo desenvolvidas no âmbito do Grupo Habitação e Cidade do Observatório das Metrópoles. Nos últimos anos conseguimos produzir e levantar muito conteúdo sobre política habitacional e dinâmica imobiliária na cidade do Rio de Janeiro, que poderia estar circulando de forma mais ampla pela comunidade acadêmica, mas que acabavam ficando com acesso restrito aos pesquisadores do grupo. Então, ela foi pensada como uma estratégia de difusão científica, buscando ampliar o acesso a um conjunto de dados que pode ser muito útil para compreender o processo de urbanização da cidade e suas contradições. Hoje em dia temos uma democratização do acesso aos recursos de cartografia digital, que vem ampliando suas possibilidades de uso no meio acadêmico, inclusive alinhada com um pensamento crítico. Esperamos que a plataforma possa contribuir para isso, embasando discussões e debates que tenham como perspectiva a produção de uma cidade mais justa e igualitária.

Agência IPPUR: Qual papel o site deve cumprir e como esperam que ele se desenvolva daqui em diante?

Samuel: A nossa expectativa é que a plataforma possa auxiliar pesquisadores, estudantes, gestores públicos, movimentos sociais, jornalistas, entre tantos outros que possam ter interesse nas discussões sobre a questão da moradia na cidade do Rio de Janeiro. Esperamos também que ela possa servir de exemplo para outras iniciativas do gênero dentro do nosso campo dos estudos urbanos.

Acesse o portal DataHAB.Rio aqui