Podcast Educação pública no Brasil

Boletim IPPUR nº61, de 02 de junho de 2022.

O Boletim IPPUR convida todo/as a acessarem o segundo episódio de O direito à Educação no Brasil, uma série de podcasts do projeto de extensão “Vida pública: como os temas republicanos impactam a integração de crianças refugiadas nos espaços escolares e de ensino do Estado”, uma parceria entre as professoras Renata Bastos da Silva (IPPUR/UFRJ) e Flavia Guerra (IRID/UFRJ), em conjunto com o professor Ricardo Marinho (Instituto Devecchi).

Nesta série, dividida em três podcasts de curta duração, o grupo Vida Pública analisa e discute a questão da educação para migrantes e/ou refugiados no ensino público brasileiro a partir de um capítulo do “Guia para pais e educadores sobre integração de crianças e adolescentes refugiadas nas escolas”, uma iniciativa da ACNUR com apoio do Ministério da Educação.

Esse segundo episódio tem como objetivo discutir como é o funcionamento da educação pública no Brasil, e responder a perguntas que permeiam o ensino público no Brasil, como: qual o papel dos pais na garantia da presença dos alunos na escola, como funciona a carga horária e se a frequência escolar é obrigatória.

Para ouvir o podcast e saber mais sobre o tema, clique aqui.