Repositório Pantheon: Biblioteca IPPUR oferece orientações
Boletim nº 74, 31 de outubro de 2023
Contribui com a Série Biblioteca o integrante da Agência IPPUR Artur Rocha
A série Biblioteca IPPUR deste mês trata do Repositório Pantheon e de suas funcionalidades com o objetivo de ampliar o entendimento de pesquisadores/as e estudantes.
A entrevista foi realizada com os/as bibliotecários/as do IPPUR, Cláudia Regina dos Anjos, Gilberto Lima Martins e Kátia Marina da Cunha e Silva, que trazem explicações e esclarecimentos sobre essa ferramenta.
Agência IPPUR: O que é Repositório Pantheon e qual a diferença dele em relação à Base Minerva?
O Pantheon é o Repositório Institucional (RI) oficial da UFRJ mantido pelo Sistema de Bibliotecas e Informação (SiBI) e tem como objetivo a coleta, preservação e divulgação digital da produção acadêmica da universidade em todas as áreas do conhecimento. Foi inserido no movimento mundial de acesso aberto (Open Access) a fim de proporcionar visibilidade à produção científica e intelectual da UFRJ. Nele a produção científica da UFRJ fica reunida e pode ser acessada em textos completos, o que facilita e incentiva a comunicação científica entre pesquisadores (docentes, técnicos administrativos e alunos), permitindo também o acesso da sociedade às atividades de pesquisa realizadas no âmbito da instituição.
A diferença entre o Pantheon e a Base Minerva diz respeito, primeiramente, ao propósito de cada um. O Pantheon é o repositório institucional oficial da UFRJ e tem o objetivo de dar visibilidade à produção científica e intelectual da universidade, reunindo-a em um único ponto de acesso e com texto completo. Já a Base Minerva é o catálogo online integrado e remoto do acervo geral das 44 bibliotecas da UFRJ. Além de servir como catálogo e indicar onde as publicações estão localizadas fisicamente, em cada biblioteca do Sistema de Bibliotecas (SiBI), a Minerva também faculta o acesso ao texto completo de algumas publicações em formatos pdf, tais como teses e dissertações e e-books, neste último a partir de comprovação de vínculo entre usuário e instituição.
Agência IPPUR: Quais são os tipos de documentos que podemos encontrar no Pantheon?
Estão disponíveis no repositórios os seguintes documentos:
– Produção científica: Inclui artigos de periódicos, livros, capítulos de livros e trabalhos de eventos produzidos por autores da UFRJ.
– Recursos educacionais: Inclui manuais, apostilas, tutoriais, vídeos, jogos e objetos de aprendizagem produzidos por professores da UFRJ
– Teses e dissertações defendidas durante vínculo ativo com a UFRJ: Inclui teses, dissertações e trabalhos de conclusão de mestrado profissional produzidos na UFRJ e/ou por autores da UFRJ.
– Trabalhos acadêmicos e técnicos: Inclui trabalhos de conclusão de cursos de especialização e graduação produzidos na UFRJ.
– Outros documentos, tais como: Folheto (Cartilha), Gravação oral, entrevista em áudio ou podcast, Jogo, Livro, Mapa, Material de apoio (Slides), Música (Gravação musical), Notação musical (música impressa, partitura), Objeto de aprendizagem, Patente, Preprint, Recurso educacional (vídeos, manuais, apostilas, tutoriais, apresentações e arquivos, sonoros, utilizados efetivamente em atividades de ensino), Relatório de Pesquisa, Resenha, Resumo apresentado em eventos acadêmicos, Resumo expandido (Briefing paper), Software, Texto em jornal ou revista (Magazine), Trabalho apresentado em eventos acadêmicos, Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação, Trabalho de Conclusão de Curso de especialização, Tradução, Vídeo ou filme.
Agência IPPUR: Como pesquisar na plataforma pantheon?
No Repositório pantheon, é possível fazer buscas selecionando o tipo de informação sobre o que se pretende ter resultados, a partir das seguintes opções:
– Comunidade e coleções
– Data do documento
– Autores
– Orientador
– Membros da banca
– Título
– Assunto
– Assunto CNPq
– Unidade Produtora
– Nome do curso
– Tipo de documento
– Idioma
– Tipo de acesso
É possível realizar a busca a partir destas opções, que irão gerar como resultados listas organizadas alfabeticamente. Assim como na Base Minerva, é possível fazer buscas mais específicas, caso o pesquisador tenha a informação correta sobre o que pretende recuperar.
Agência IPPUR: Há alguma outra funcionalidade do pantheon que pode ser útil para os pesquisadores e estudantes?
Além de possuir mais opções de buscas, o repositório permite aos pesquisadores (docentes, técnicos administrativos e alunos) da UFRJ a disseminação de sua produção científica, facilitando a comunicação entre pares no meio acadêmico. Com isso, contribui para conferir visibilidade à produção institucional, disponibilizando a toda sociedade o resultado das atividades de pesquisa, criação e inovação da instituição.
Agência IPPUR: Quais são as pessoas que podem depositar seus documentos no Pantheon e como elas podem fazer isso?
O depósito no Repositório deve ser executado por bibliotecários da unidade dos autores (Depósito de trabalhos de Docentes, Técnicos Administrativos e Discentes).
Também está franqueado ao autor do trabalho o autoarquivamento por meio de um processo de “depósito assistido” (Docentes e Técnicos Administrativos). Nesse caso, o autor tem que fazer uma solicitação para pantheon@sibi.ufrj.br, para habilitação de depósito, quando será verificado o vínculo ativo com a UFRJ e, em caso positivo, será liberado o depósito.
Obs. 1: Não é permitido ao corpo discente o autodepósito. Solicita-se que eles se dirijam à secretaria acadêmica ou à biblioteca do curso.
Obs. 2: Todos os metadados são validados pela equipe técnica de validadores capacitados pelo SiBI.
Informe sobre a mudança de espaço da Biblioteca do IPPUR
A Biblioteca do IPPUR está em período de organização de seu acervo para futuramente mudar para o novo espaço – O Espaço Integrado, que irá incorporar as Bibliotecas FAU, EBA e IPPUR. Não temos ainda uma data certa para voltarmos com os atendimentos, mas estamos sempre atentos às demandas. Caso precisem, entrem em contato pelo e-mail: biblioteca@ippur.ufrj.br.
Logo nosso espacinho ficará pronto, mas enquanto não fica, aproveitem para conhecer as outras bibliotecas da UFRJ e fazer empréstimos!