Seminário de Teses e Dissertações IPPUR

Boletim nº 10 – 18 de fevereiro de 2020

O ano de 2020 trouxe novidades para a Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional do IPPUR. A despeito das adversidades trazidas pela pandemia, inserimos em nosso calendário acadêmico os Seminários de Teses e Dissertações do PPG-PUR.

Diante da importância do evento e do retorno positivo da comunidade acadêmica, a atividade entra permanentemente no currículo da pós-graduação e na programação do Canal da Agência IPPUR.

Os Seminários têm como objetivo promover um amplo diálogo e a troca de ideias e perspectivas, a partir das diversas pesquisas realizadas pelos mestrandos e doutorandos do Instituto. A proposta busca ampliar os espaços de exposição dos trabalhos, muitas vezes restritos aos exames de qualificação e defesa. A ideia é focar no processo de realização do trabalho acadêmico, mais do que nos resultados, compartilhando temas, desafios, dúvidas, caminhos encontrados ao longo da pesquisa, como forma de tornar nosso fazer acadêmico mais coletivo e dialógico.

Para Soraya Simões, Coordenadora do PPG-PUR, a atividade tem um potencial de transformar nossa vivência acadêmica. “Em meio às incertezas que envolvem os tempos atuais – assédio moral à Universidade, desvalorização do saber, pressão por produtividade, etc. – somadas àquelas próprias do trabalho acadêmico e às dificuldades de vida na metrópole, muitas vezes essa fase acaba por ser de muito sofrimento e introspecção”, afirma a coordenadora. Na busca por romper com o caráter tenso e opressivo que muitas vezes permeia a vida acadêmica, “os encontros contribuirão para melhorar nossas próprias condições de trabalho e criar um ambiente cordial, em que seja possível perceber a diferença entre crítica e assédio”. Segundo ela, esse discernimento é essencial para que a universidade se mantenha como o lugar do pensamento crítico e livre, em oposição a qualquer outra forma do viver acadêmico. Além disso, será mais um espaço para estarmos juntos, docentes e discentes, falando e (se) expondo”.

As apresentações poderão ser baseadas nas pesquisas em diferentes estágios: projetos, capítulos em andamento, dissertações e teses em fase final, abordagens metodológicas, referenciais teóricos, etc. Cada encontro contará com quatro apresentações a serem mediadas e comentadas por dois Professores do IPPUR, de diferentes grupos e laboratórios, além do público presente, que poderá contribuir.

Os encontros ocorrerão mensalmente, sempre às segundas-feiras.

Serão emitidos certificados de participação aos apresentadores, ouvintes e comentaristas. Convidamos toda a Comunidade IPPUR a participar e se engajar nos encontros!

Para realizar sua inscrição, clique aqui.

Para mais informações, mande um e-mail para: seminariospur@ippur.com.br.