4° Debates IPPUR: Epidemia e ordem pública

Boletim nº 24 – 11 de junho de 2020

Ao longo da história da cidade e, sobretudo no século XIX, epidemias de proporções consideráveis assolaram o Rio de Janeiro. A repercussão dos danos causados e a preocupação com a saúde da população tornaram as enfermidades objeto de estudo e de ação e, como até hoje, de disputa político-ideológica no Estado. Resgatamos aqui duas linhas de pensamento que se entrelaçam e que propuseram erradicar ou mitigar os efeitos das recorrentes moléstias.

Fania Fridman

Professora Titular do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) onde coordena o Grupo de Estudos do Território e de História Urbana (GESTHU). Economista, formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), é mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Coordenação de Programas de Pós Graduação em Engenharia (COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutora em Economia Política pela Universidade de Paris VIII. Autora dos livros Donos do Rio em nome do Rei (Jorge Zahar Editor) e Paisagem Estrangeira (Casa da Palavra) pelo qual recebeu o Prêmio Milton Santos concedido pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR).

Carlos Henrique Ferreira Jr. 

Doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR), da UFRJ. Mestre em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí. Professor (substituto) do curso de graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social (GPDES), da UFRJ. Membro do Grupo de Estudos do Território e História Urbana (GESTHU). Especialista em: Política e Planejamento Urbano e Regional; Regularização Fundiária Urbana. Atualmente desenvolve pesquisa em Urbanizações Brasileiras no Século XIX; e outra sobre Gestão territorial e governo local no Brasil.

Mediação: Rafael Vidal

Doutorando em Planejamento Urbano e Regional no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR-UFRJ), especialista (2017-2018) em Política e Planejamento Urbano também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestre em Planejamento Urbano e Regional, pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR-UFRJ). Graduado (2010-2016) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de São João del Rei (MG) com vínculos de bolsas de extensão universitária nas linhas de Teoria, História e Análise Crítica da Arquitetura e Urbanismo e de Preservação do Patrimônio Arquitetônico e Natural. Trabalhou (2013) para a agência “MU-Architecture” situada em Paris (FR) e atua como arquiteto colaborador em projetos de inventário, intervenção, recuperação e preservação patrimonial.