A UFRJ faz 100 anos!

Boletim nº 32 – 06 de agosto de 2020

Para celebrar o primeiro século da maior universidade federal do Brasil, a UFRJ criou um site comemorativo.

A UFRJ

Reprodução

A UFRJ faz 100 anos em 2020. A data exige de nós uma reflexão sobre seu papel no passado, presente e, principalmente, no futuro do país.

Universidade do Brasil, criada em 7 de setembro de 1920 pelo presidente Epitácio Pessoa sob a alcunha “Universidade do Rio de Janeiro”, reunia três escolas de formação superior: a Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, a Faculdade Nacional de Medicina e a Faculdade Nacional de Direito. A essas unidades iniciais somaram-se em seguida a Escola Nacional de Belas Artes e a Faculdade Nacional de Filosofia.

Foram necessárias algumas décadas, contudo, até que a Universidade se consolidasse como instituição de pesquisa. Além da excelência na formação superior, conquistou uma posição central para o desenvolvimento econômico e social do país, a partir do tripé ensino, pesquisa e extensão. Nos últimos anos, a UFRJ cresceu em diversos sentidos. Tornou-se mais diversa, voltada para a sociedade e mais rica em pesquisa.

O centenário é uma oportunidade única para recuperarmos a memória da Universidade, fazermos um balanço dos desafios do presente e projetarmos o papel que queremos ter no futuro. A UFRJ, maior universidade federal do país, continua e continuará exercendo seu importante papel na educação e no desenvolvimento do Brasil. Para celebrar a data e refletir, estamos planejando múltiplas atividades voltadas para a comunidade universitária, os parceiros institucionais e o público em geral.

Acompanhem por aqui!

Além disso, com o intuito de divulgar um pouco da história da primeira Universidade do Brasil, o RJ1 começou a exibir nesta quarta-feira (05/08) uma série de reportagens especiais sobre essa trajetória. Para assistir ao primeiro vídeo, clique aqui.