Ação Social Imanente: A Rede de Educação do Semiárido Brasileiro

Boletim nº 34 – 03 de setembro de 2020

 

O artigo intitulado “Ação Social Imanente: A Rede de Educação do Semiárido Brasileiro”, de autoria da Professora Lalita Kraus, foi publicado na Revista Administração Pública e Gestão Social (APGS).

Nesse vídeo, a Profª Lalita Kraus, do IPPUR/UFRJ, apresenta sua pesquisa sobre o tema, publicada na última edição da APGS (Jul-Set/2020).

O objeto apresentado neste trabalho é a ação sociopolítica de uma rede sociogovernamental: a Rede de Educação do Semiárido Brasileiro – RESAB. Para tanto, será abordada a rede como uma forma de organizar a ação social no território semiárido brasileiro. A análise inclui a identificação dos elementos e das principais características, que definem a essência da rede enquanto institucionalidade política imanente, com o objetivo de articular a ação em rede, o conceito de imanência e suas consequências em termos de democracia. Do ponto de vista metodológico, foram realizadas entrevistas, observações não participantes nos encontros da rede e a análise dos documentos produzidos pela RESAB. A pesquisa revelou que a ação da RESAB possibilita inúmeras inovações sociais, embora exista ainda um sistema de comunicação que impede uma plena ação imanente.

 

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