Aula inaugural e recepção aos novos discentes do PPGPUR

Boletim nº 77, 03 de abril de 2024

Retomando uma tradição antiga no IPPUR e na universidade como um todo, foi realizada na tarde do dia 18/04 a aula inaugural de 2024. A convidada foi a Professora Janice Perlman, autora da clássica obra O mito da marginalidade, produzida a partir de pesquisa que realizou no Rio de Janeiro e Duque de Caxias, em favelas e conjuntos habitacionais.

Professora Janice Perlman na aula inaugural do IPPUR
Fonte: Agência IPPUR

Na esteira desse trabalho seminal, ela desenvolveu diversos outros projetos de pesquisa e de atuação política nas últimas cinco décadas, especialmente o projeto Mega-Cities, que tem conduzido ao longo da última década e que focalizou em sua fala.

A atividade foi organizada de modo integrado entre graduação e pós-graduação e lotou o auditório do IPPUR. Além do corpo social do instituto, a aula angariou interesse externo, tendo comparecido a ela vários docentes de outras unidades e universidades, técnicos do poder público, ex-alunos e outros amigos de longa data do IPPUR.

Auditório do IPPUR na aula inaugural de 2024
Fonte: Agência IPPUR

As perguntas da plateia permitiram à Professora Janice oferecer um rico depoimento de suas experiências e aprendizados fazendo pesquisa nas cidades brasileiras, especialmente em suas áreas empobrecidas. Ao final, foi feito o lançamento do mais recente livro publicado pela professora, o que oportunizou uma continuidade do diálogo iniciado com a palestra.

Uma semana antes, no dia 11/03/2024, a Coordenação do Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional realizou a atividade de recepção aos estudantes das turmas de Mestrado e Doutorado, ano 2024. Mais de 30 alunos recém-ingressos no Programa participaram da atividade, que contou com a presença dos Professores Filipe Corrêa e Alex Magalhães – respectivamente, Coordenador e Vice-Coordenador do PPG-PUR. Além das boas-vindas, a coordenação apresentou informações e explicações sobre todo o funcionamento do curso.

A aula inaugural e a atividade de recepção foram um bom pontapé inicial das atividades acadêmicas de 2024, ano que promete uma intensa agenda de debates e mobilização do nosso corpo social.