Introdução à Teoria Monetária Moderna (MMT)

Boletim nº 29 – 16 de julho de 2020

Com a crise causada pela pandemia de COVID-19, ficou em alta nos ambientes econômicos o debate por possíveis medidas e saídas que a teoria econômica seria capaz de fornecer para o momento. É neste contexto que o interesse pela Teoria Monetária Moderna (MMT) tem um grande impulso, atraindo a atenção de economistas, políticos e instituições públicas, que passam a se valer da teoria para pensar medidas econômicas para o país. E é nesse cenário que o Centro Acadêmico Stuart Angel tem o prazer de apresentar para vocês mais um minicurso nessa quarentena: “Uma introdução à Teoria Monetária Moderna (MMT)”.

O mini curso sobre Teoria Monetária Moderna (MMT) será organizado pelo CASA em parceria com o Grupo de Economia do Setor Público da UFRJ (GESP/UFRJ). O objetivo do curso é introduzir o aluno às finanças públicas a partir da abordagem da MMT, partindo de suas bases teóricas, discutindo suas críticas e a utilizando para pensar políticas públicas. As apresentações terão formato dinâmico e amigável para estudantes de todos os períodos e de outras áreas de interesse.

O curso está estruturado em quatro módulos que serão tratados semanalmente ao longo de julho. O primeiro módulo tratará das bases teóricas quanto ao conceito de moeda e a significância do resultado fiscal. O segundo módulo disporá sobre as proposições políticas sugeridas pela literatura do tema, enquanto o terceiro módulo apresentará o debate crítico sobre estas proposições. Por fim, a última conversa se esforçará para discutir um panorama de atuação pública para a crise atual a vista do que foi apresentado nos módulos anteriores. Contará com a participação do professor do IPPUR, Kaio Pimentel.

Para ter acesso à primeira aula, clique aqui.