Nota de pesar pelo falecimento da Professora Maria da Conceição Tavares

Crédito: Fernando Frazão / Agência Brasil

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional lamenta com profundo pesar o falecimento da Professora Emérita do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Maria da Conceição Tavares.
Uma das maiores, senão a maior entre os economistas brasileiros, a sofisticação teórica de seu pensamento tem na Economia Política o cerne de suas formulações. Entre suas principais contribuições intelectuais, destacam-se a compreensão das condições do subdesenvolvimento brasileiro, o papel subordinado das elites nacionais, assim como seu pensamento precursor, inclusive internacionalmente, na compreensão da reestruturação do capitalismo mundial, da hegemonia americana e da emergência da economia pautada pelas finanças.
Dedicou sua vida à coisa pública, à democracia e à emancipação da sociedade brasileira, sempre de maneira crítica, porém esperançosa no porvir.
Em entrevista ao Programa Roda Viva, na década de 1990, Tavares alertou “Se você não se preocupa com a justiça social, com quem paga a conta, você não é um economista sério, você é um tecnocrata”. Que essa lição oriente nossas práticas e que possamos sempre nos inspirar no legado intelectual da Professora Maria da Conceição Tavares.
Nossa solidariedade aos familiares e amigos.