XXVI Semana IPPUR: enfrentando desafios, escavando alternativas e esperanças

Boletim nº 52 – 16 de setembro de 2021

O Professor Orlando Santos Junior (IPPUR/UFRJ), coordenador do IPPUR, relembra a evolução da questão urbana e de seus conflitos, nas últimas décadas. O início das atividades comemorativas dos 50 anos do IPPUR (1971-2021) traz o debate sobre a atuação conservadora das políticas públicas vigentes, à medida que eclodiu a pandemia do coronavírus. É com o intuito de apresentar trabalhos e mesas redondas sobre esse cenário, a partir da visão do Planejamento Urbano e Regional e da Gestão Pública, que a XXVI Semana IPPUR poderá mostrar desafios, alternativas e esperanças.

Por Orlando Santos Junior¹

Nas últimas décadas do século XX, a questão urbana e os processos de exclusão social se constituíram em problemas centrais para pensar o futuro da humanidade. No Brasil, os efeitos perversos do redesenho do papel do Estado e das macropolíticas econômicas decorrentes da difusão da ideologia neoliberal são bastante conhecidos no que se refere ao agravamento das desigualdades nas cidades, à massificação da pobreza, à insegurança generalizada e à exclusão crescente.

No início do século XXI, o país viveu uma experiência que muitos denominaram  neodesenvolvimentista, atravessado pela diminuição das desigualdades sociais, diversas conquistas sociais, ampliação da participação sociopolítica e muitas contradições já bem destacadas em diversas análises.

Mas pouca gente acreditava em uma inflexão ultraconservadora e ultraliberal da proporção que viria acontecer a partir do golpe parlamentar de 2016 e da eleição de Jair Bolsonaro em 2018. A partir de então, o país passa a sofrer uma verdadeira guinada contrarreformista, com grandes impactos políticos, econômicos, culturais e institucionais sobre a sociedade e o Estado brasileiro. Para agravar, a partir de 2020, vivemos uma crise sanitária sem precedentes, decorrente da ausência de políticas públicas federais de enfrentamento coordenado da pandemia Covid-19.

O momento é adequado para refletirmos sobre o “Planejamento urbano e regional e gestão pública em tempos de crise: pandemia, espaço e poder”, tema da 26ª edição da Semana do Instituto de Planejamento Urbano e Regional, que ocorrerá de forma virtual entre os dias 29 de novembro e 03 de dezembro de 2021.

Organizada anualmente pelo IPPUR/UFRJ, desde 1994, é preciso destacar três aspectos que tornam esta edição muito especial. O primeiro, decorre do fato de ser a primeira vez que o IPPUR realiza este evento integrando o seu programa de pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional e o seu curso de graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social – GPDES. O segundo decorre exatamente da delicada conjuntura de inflexão ultraconservadora que atravessa o país. Nesse contexto, quais são os desafios para a gestão pública e o planejamento urbano e regional críticos, comprometidos com a democracia, a justiça social e o direito à cidade? Por fim, cabe destacar que este evento também abre o início das atividades comemorativas dos 50 anos do PUR/IPPUR, que tem um papel fundamental nos campos do planejamento urbano e regional e da gestão pública.

Os laboratórios, pesquisadores e pesquisadoras, docentes, estudantes, técnicos e técnicas administrativos do IPPUR estão sendo mobilizados e desafiados a se engajar neste evento e  contribuir na reflexão sobre o momento crítico que o país atravessa, buscando escavar alternativas e espaços de esperança por um futuro mais promissor.

Contamos com a participação de todas e de todos para fazer deste encontro um momento muito especial da nossa história.

¹Professor e Diretor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ).

As inscrições de trabalho vão até o dia 26/09 e podem ser feitas pelo site do evento, clicando aqui.