Ciclo de Debates: O Brasil no pensamento de Celso Furtado

Boletim nº 29 – 16 de julho de 2020

 

A atividade é uma parceria entre a Escola Nacional Paulo Freire e o Instituto Tricontinental de Pesquisa Social, e está no amplo escopo das iniciativas propostas para a celebração do Centenário de Celso Furtado.

 

O Ciclo prevê 3 módulos virtuais, com os seguintes temas e objetivos:

 

1º módulo, 14 de julho (18h às 20h) – Vida e obra do Celso Furtado

Com: Alexandre Barbosa (Professor e Pesquisador da Universidade de São Paulo (USP)) e Juliane Furno (Doutoranda em Desenvolvimento Econômico na Unicamp e da Coordenação Político Pedagógica da Escola Nacional Paulo Freire

Ementa: este módulo apresenta uma visão mais panorâmica do autor, situando Celso Furtado no tempo e no espaço, assim como nos cenários que figuravam a economia brasileira e o cenário internacional; familiarizar os educando com alguns dos principais dos conceitos do autor, historicizando-os; Fazer referência às principais obras e que marcam inflexão na trajetória do autor; apresentar suas principais afirmações no período da Fantasia Organizada, assim como a revisita que o autor faz nos próprios escritos e a reavaliação das possibilidades de superação do subdesenvolvimento que estão presentes nos Ares do Mundo.

 

2º módulo, 21 de julho (18h às 20h) – Furtado e a revolução brasileira

Com: Olívia Carolino (Pesquisadora Instituto Tricontinental de Pesquisa Social e da Consulta Popular) e Carlos Alberto Cordovano (Professor no departamento de Política e História Econômica da UNICAMP)

Ementa: Como pensar o Brasil a partir de Furtado? Esse módulo aborda do passado colonial à reversão no Brasil contemporâneo para compreender a crise e as raízes profundas da Revolução Brasileira no diagnóstico de Furtado sobre nossa formação social econômica. Com objetivo de localizar o debate teórico sobre as razões do atraso e as possibilidades de desenvolvimento na periferia esse módulo celebra o centenário de Celso Furtado como um pensamento voltado para ação.

 

3º módulo, 28 de julho (18h às 20h) – Elementos da atualidade do pensamento de Furtado

Com: Fernanda Cardoso (coordenadora do Bacharelado em Ciências Econômicas da UFABC) e André Cardoso (Coordenador Instituto Tricontinental de Pesquisa Social)

Ementa: Este módulo tem por objetivo apresentar a atualidade dos principais conceitos formulados por Celso Furtado e sua interpretação viva do capitalismo global que recoloca os temas de subdesenvolvimento e dependência em novos marcos. Apontar os principais desafios hoje, a luz de seu pensamento, que apontem saídas alternativas para a crise estrutural do capitalismo.

Para realizar as inscrições, clique aqui.