Boletim #71
Boletim IPPUR nº71, de 30 de junho de 2023
O IPPUR marcou presença no XX Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ENANPUR), que aconteceu entre 22 e 26 de maio em Belém (PA). Confira nesta cobertura relatos elaborados por quatro mestrandos do PPGPUR, que participaram do evento. Entre os pontos destacados está o espaço de diálogo e inclusão de temas relativos à raça, gênero e tecnologia no campo do planejamento.
A professora do IPPUR Suyá Quintslr, em parceria com a Escola Municipal José de Alencar, realizou com os/as estudantes das turmas de 7º e 8º anos uma palestra sobre a temática do acesso à água, e posteriormente uma visita à Estação de Tratamento de Água do Laranjal. Confira os detalhes das atividades na matéria.
IPPUR participa da 12ª Semana de Integração Acadêmica (SIAc) da UFRJ
A Semana de Integração Acadêmica (SIAc) UFRJ realizou sua 12ª edição nos dias 2 a 29 de maio. O evento contou com a participação de todos os centros da UFRJ, os quais apresentaram seus projetos de pesquisa e extensão. Aqui apresentamos a cobertura do evento, contando sobre as experiências dos/as participantes e comentando sobre o que ocorreu.
IPPUR debate sobre ética em pesquisa nas ciências humanas e sociais aplicadas
Em debate promovido pelo IPPUR, foi discutida a necessidade e os desafios de incorporação da dimensão ética nas pesquisas em ciências humanas e sociais aplicadas, considerando os múltiplos aspectos metodológicos das pesquisas neste campo. Participaram do evento a palestrante Fernanda da Costa Vieira, coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), bem como os professores do IPPUR, também integrantes do comitê, Alex Magalhães e Claudia Carvalho.
Rosélia Piquet e o Planejamento Urbano e Regional no Brasil
Na última semana do mês de junho foi lançado no Auditório do IPPUR o livro “Tempos, Ideias e Lugares: escritos em Planejamento Urbano e Regional”, de autoria da professora Rosélia Piquet, publicado pela Editora E-papers. O professor Carlos Brandão homenageia a professora, fundadora do IPPUR e aposentada pelo Instituto em 1998, com resenha sobre o livro, que reúne parte da contribuição da autora, fundamental para o campo do Planejamento Urbano e Regional. Vale conferir!
A saída de um período sombrio da história recente de Angola a partir de acordo de financiamento com a China é o tema do ensaio produzido por Bráulio S. André, doutor pelo IPPUR. O texto analisa as consequências da Guerra Civil angolana na situação do país, as frustradas tentativas de angariar fundos para sua reconstrução junto ao FMI, e finalmente o acordo firmado com a segunda maior potência mundial da atualidade, tendo o petróleo como moeda de troca.
A votação para aprovação do Plano Diretor pela Câmara Municipal dos Vereadores ocorrerá em breve e irá determinar as diretrizes para o desenvolvimento urbano pela próxima década. Essas circunstâncias nos fazem pensar nas consequências do Plano Diretor, principalmente em relação às favelas. Nesse sentido, a matéria a seguir trata da pesquisa e do livro elaborados pelo Grupo Habitação e Cidade do Observatório das Metrópoles, levando em conta as problemáticas da aprovação do Plano Diretor e apresentando a trajetória de urbanização das favelas, com ênfase no Rio de Janeiro.
Capitalismo extrativo, por Henri Acselrad
O professor Henri Acselrad do IPPUR publicou texto sobre o capitalismo extrativista, em que reflete sobre como a inserção subordinada de economias nacionais no capitalismo global reflete também uma submissão ecológica.
Estudo do Observatório das Metrópoles, com participação de professores e pesquisadores vinculados ao IPPUR, revela diminuição do número de habitantes das regiões metropolitanas que vivem abaixo da linha da pobreza entre 2021 e 2022. A melhora se relaciona à recuperação do mercado e aos programas de transferência de renda. Apesar disso, mais de um quarto das famílias que vivem nessas áreas ainda está em situação de pobreza.
Biblioteca IPPUR oferece orientações sobre o “Currículo Lattes”
A biblioteca do IPPUR traz orientações para criação do Currículo lattes e reforça sua relevância como registro da trajetória acadêmica de pesquisadores/as, sendo indicada sua criação durante a graduação, principalmente para quem tenha a intenção de seguir a vida acadêmica.
Expediente: Direção Fabricio Leal de Oliveira /Coordenação de Divulgação: Mariana Albinati e Claudia Paiva Carvalho /Editoras-responsáveis: Alicia Urraca Rocha e Gabriela Pereira Cecchetti /Assistentes Editoriais: Artur Rocha; Dandara Ildefonço Vanelis; Katrine Eduarda S. Constante; Luís Felipe de Assis do Nascimento; Marcos Paulo H. F. de Lima; Vitor Roger Faceira Benjamin; Felipe Ramos Rabello Pitzer de Souza/ Apoio: Equipe Agência IPPUR.