Disciplinas PRU798 e PRU799 – Capacitação Didática I e II (Estágio de Docência)

O estágio de docência é uma atividade desenvolvida por pós-graduandos do stricto sensu, de programas de mestrado e de doutorado. Mais do que um simples cumprimento de créditos, o objetivo do estágio de docência é possibilitar a experiência docente na graduação, visando contribuir para a formação profissional como um todo e, especificamente, para a formação como docente do ensino superior. Assim, no estágio de docência o pós-graduando auxilia um(a) professor(a) na elaboração e apresentação das aulas, na preparação de material didático e no desenvolvimento de uma disciplina ao longo do semestre.

Capacitação Didática I – PRU798 – e Capacitação Didática II – PRU799 – são as disciplinas dos currículos dos cursos de Mestrado e de Doutorado em Planejamento Urbano e Regional correspondentes ao estágio de docência. Estas são disciplinas atípicas, pois cada uma registra 15 (quinze) horas no Histórico Escolar do(a) aluno(a) do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional do IPPUR/UFRJ e não substituem ou complementam a carga horária da grade curricular dos cursos supracitados.

Os discentes dos cursos de Mestrado e de Doutorado em Planejamento Urbano e Regional do IPPUR/UFRJ podem realizar estágio de docência em disciplinas do curso de Graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social, do IPPUR/UFRJ, ou em disciplinas de outros cursos de Graduação da UFRJ ou de outras Instituições de Nível Superior, desde que tais disciplinas possuam relação com a área de Planejamento Urbano e Regional. Não é aceito o estágio de docência em disciplinas de cursos de pós-graduação.

Obrigatoriedade do Estágio de Docência

De acordo com o Artigo 22 do Regulamento PROEX – Programa de Excelência Acadêmica, disponível em https://uab.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/01122017-Regulamento-do-PROEX-2017-Versao-final-compilada.pdf, o estágio de docência é obrigatório para todos os doutorandos bolsistas da CAPES regularmente matriculados em PPGs contemplados pelo PROEX, ou seja, em Programas que tenham sido avaliados com nota 6 ou 7. Para os demais alunos do doutorado (não bolsistas da CAPES) e para os alunos do mestrado o estágio de docência é facultativo.

Como se inscrever nas disciplinas

As disciplinas não estão disponíveis para inscrição livre através do SIGA – Sistema Integrado de Gestão Acadêmica. Mediante participação satisfatória no estágio de docência, com a apresentação de devida comprovação, o(a) aluno(a) é inscrito(a) diretamente pela Secretaria de Ensino ao final do período no qual o estágio foi realizado.

Como participar de um estágio de docência

O(a) aluno(a) poderá provocar a oferta de vaga em determinada disciplina de seu interesse, em um curso de Graduação da UFRJ ou de outra Instituição de Ensino Superior, contatando diretamente o docente responsável pela disciplina.

Registro da disciplina Capacitação Didática no Histórico Escolar

Ao final do estágio de docência o(a) aluno(a) deverá apresentar na Secretaria de Ensino da Pós-Graduação Stricto Sensu uma declaração em papel timbrado da Instituição de Ensino onde o estágio docência foi realizado, contendo as seguintes informações: o nome da disciplina, o nome do Curso, o nome da Instituição de Ensino, o nome do docente responsável, a carga horária cumprida, o grau obtido, a frequência e a assinatura do docente.

No Histórico Escolar do(a) discente de Mestrado é registrada a disciplina Capacitação Didática I e no Histórico Escolar do(a) discente de Doutorado são registradas as disciplinas Capacitação Didática I e Capacitação Didática II.